Algo que tem chamado muita atenção em alguns pontos da cidade, ou até mesmo subúrbios da cidade, é o incentivo ao uso comum dos computadores em redes comunitárias para uso do equipamento, para aqueles que não possuem computadores em sua residência e não tem condições de adquiri-los.
Certa vez vi uma reportagem na rede Globo, me falha a memória o local e a data, mas que marcou significativamente, sobre um projeto de um jovem em uma comunidade onde em um pequeno espaço atribuiu um biblioteca e um espaço para a pesquisa na internet, esse trabalho a princípio não tinha financiamento de nenhuma empresa ou parceria com o governo, mas com força de vontade e pelo o que aquele jovem acreditava, ou seja, mais educação com a proximidade de livros que antes seria impossível tê-los, e o distanciamento do mundo virtual, uniu sua paixão de acreditar nas pessoas e sua mudança social, cultural, que esse trabalho se inspirou.
Apesar de muitas dificuldades esse passou por elas sempre crendo em um futuro melhor naquela comunidade, o que ele preservou foi algo incomum aos dias atuais, onde o que prevalece é o que você tem, a cultura não fica atrás dos bens materiais nesse mundo mercantilizado e neoliberal. O seu ideal foi além, possui um caráter determinante na vida dos moradores, o combate ao alienação de ideias e com isso a diminuição da violência local.
Porque não utilizarmos essa iniciativa para divulgar nas redes sociais e na construção de um blog para o incentivo do uso dos livros e das tecnologias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário